AgriConnected

5 Coisas que você precisa saber antes de contratar uma empresa de rastreamento

Ratreador máquinas agrícolas é bom?

Existem no mercado muitas empresas de rastreamento, basta dar uma pesquisada no Google que irá encontrar milhares com mais diversos preços e serviços, mas tenha estas dicas em mente antes de sair contratando qualquer serviço.

Antes de continuar a ler este artigo, é bom que entenda as diferenças entre rastreamento, telemetria e monitoramento de máquinas agrícolas. Para isso já realizamos um texto e um vídeo sobre este tema no nosso blog, segue o link: Diferença entre rastreamento, telemetria e monitoramento de máquinas agrícolas.

Vou elencar 5 pontos mais importantes e no final vou listar outros pontos para que tenha atenção e não se arrependa por comprar algo que não irá utilizar:

1- Objetivo do rastreamento

O principal objetivo do rastreamento de máquinas agrícolas e tratores é que em caso de roubo da máquina, a mesma possa ser localizada. Na maioria das vezes isso não é possível por diversas razões:

  • Rastreadores para este tipo de uso vão em lugares escondidos nas máquinas agrícolas. Todo o metal em volta gera interferência de sinal, podendo ocasionar muitas vezes em perda de sinal GPS e a geolocalização do trator ou da sua máquina não será possível.
Colheitadeira de grãos - soja
  • Envio dos dados pela rede celular para localização da máquina. Como são áreas que por muitas tem dificuldade de conexão, pode ser que o sistema de rastreamento fique sem conectividades.
  • Bloqueadores de GPS são bem comuns. Apesar de proibidos é muito fácil de conseguir um bloqueador de GPS. Basta procurar no Google e irá ver diversas pessoas vendendo. Os ladrões geralmente utilizam deste artifício.

Se o objetivo é fazer o monitoramento da máquina e acompanhar o serviço, lembre-se que existem soluções mais especializadas nisso como da AgriConnected. Soluções de rastreamento não trazem precisão para validar pulada de linhas ou ruas, áreas trabalhadas e eficiências operacionais. Os dados são atualizados de 1 a 3 minutos e não são dados suficientes para se fazer uma análise.

Sistema de monitoramento AgriConnected
Sistema de monitoramento AgriConnected

Agora se o objetivo da solução é saber apenas onde a máquina se encontra e se sua propriedade rural tem ampla cobertura de rede celular. A solução de rastreamento pode ser que funcione, levando em conta os pontos levantados acima.

2- Cobertura de rede celular e pacote de dados

Outro ponto importante é a cobertura celular da sua área ou propriedade rural. Busque empresas que já forneçam o pacote de dados nos seus planos e que tenham um contrato multi-operadora, assim garante que o dispositivo (rastreador) se conecte sempre na rede celular que tiver o melhor sinal naquele momento. O pacote de dados incluso no serviço também tira uma imensa dor de cabeça em gerenciar diversos simcards (chips de celular).

Antenas de operadora de celular
Antenas de operadora de celular

3- Compare os planos de cada empresa

Com os objetivos listados do que deseja da plataforma de rastreamento é hora de comparar os planos de serviços das empresas de rastreamento. Geralmente estas as empresas não são especializadas em algum setor oferecendo um plano que caiba em qualquer tipo de serviço, seja rastreio de frota de veículos, caminhões, equipamentos civis, tratores ou máquinas agrícolas.

Pontos importantes:

  • Periodicidade de envios de dados para a plataforma. Algumas empresas mandam dados de minuto a minuto, outras a cada 3 minutos e algum planos manda 2 vezes ao dia.
  • Verificar se no caso de não haver cobertura celular, estes pontos serão armazenados e enviados posteriormente quando o rastreador voltar a conectar.
  • Armazenagem dos dados históricos. Verificar por quanto tempo fica armazenado os dados históricos para aquele plano escolhido. Pode ser 1 mês, 3 meses ou 1 ano.
  • Existem também os mais diversos tipos de plataforma de rastreadores. Sempre é bom visualizar o funcionamento delas antes da contratação. Algumas são realmente difíceis de visualizar ou conseguir extrair dados.
  • Empresas de rastreamentos NÃO são recomendadas para fazer monitoramento de operações agrícolas no campo.
Reproduzir vídeo

4- Custo muito baixo

Fique atendo as empresas que apresentam custos muito baixos. No mercado não existe milagre, se está pagando um custo menor, também está contratando um serviço de menor qualidade ou com poucas funcionalidades, mas mesmo assim pode servir para o que quer. Só depende dos seus objetivos listados no item 1. Uma solução que envia os dados uma vez ao dia com a localização vai sair muito mais barato que uma solução que mostra a cada 1 minuto, que por sua vez vai sair mais barato que outra solução que mostra dados abaixo de 10 segundos.

O mesmo se aplica para soluções que só mostram a localização são mais baratas que soluções que mostram o rastro, que são mais baratas que soluções que fazem o monitoramento e a gestão das máquinas agrícolas

5- Atendimento e pós-venda

Customer Success - pós venda

É importante avaliar o atendimento e o pós-venda antes de contratar não só uma ferramenta de rastreamento, mas qualquer tipo de serviço. A análise começa no atendimento do processo de compra, com isso já dá para ter uma ideia do comprometimento da empresa em te atender quando for precisar de alguma ajuda ou auxilio na utilização da ferramenta.

Características e funcionalidades

Dispositivo Agri-S

Desenvolvido pela AgriConnected e pronto para ser instalado em qualquer máquina

Conta com antena GPS, antena celular e sensores para captar o movimento das máquinas

Funciona com sinal
GPRS

Pacotes de dados com cobertura Internacional incluso

Dispositivo Agri-S

Plataforma
Agriconnected

Trabalhamos para oferecer informações para você tomar as melhores decisões!

Plataforma AgriConnected

Visualização das operações em tempo real

Mapa de calor da qualidade do serviço

Velocidade, tempo e locais de parada

Horas de atividades e de motor ocioso

Eficiência da operação em ha/h

Área trabalhada

Evolução da operação

Relatórios diversos

Envio de alertas por WhatsApp

Características e funcionalidades

Dispositivo Agri-S

Desenvolvido pela AgriConnected e pronto para ser instalado em qualquer máquina

Conta com antena GPS, antena celular e sensores para captar o movimento das máquinas

Funciona com sinal GPRS

Pacotes de dados com cobertura Internacional incluso

Dispositivo Agri-S

Plataforma
Agriconnected

Trabalhamos para oferecer informações para você tomar as melhores decisões!

Visualização das operações em tempo real

Mapa de calor da qualidade do serviço​

Velocidade, tempo e locais de parada

Horas de atividades e de motor ocioso

Eficiência da operação em ha/h​

Área trabalhada​

Evolução da operação

Relatórios diversos

Envio de alertas por WhatsApp

Plataforma AgriConnected - Monitoramento

Deixe seu comentário

Solicite um orçamento

Preencha corretamente os dados abaixo e um dos nossos especialistas irá te enviar o orçamento

    Ao enviar a solicitação aceito ser contactado por email ou telefone e aceito os termos da política de privacidade.

    Solicite a sua demonstração

    Preencha corretamente os dados abaixo, para receber o atendimento de um especialista.

      *Enviando a solicitação, aceito ser contactado por email ou telefone e aceito os termos da política de privacidade.