A mecanização da produção agrícola revolucionou o agronegócio brasileiro, principalmente após a Segunda Guerra Mundial. Ela proporcionou um aumento expressivo da produtividade, da eficiência e da qualidade das operações agropecuárias, até então, realizadas manualmente.
Entre as melhorias proporcionadas pela mecanização agrícola estão a maior rapidez dos processos de plantio e colheita, maior facilidade para manejo e manutenção das lavouras, maior produtividade e até mesmo padronização dos processos. Segundo o último senso do IBGE (2017), entre tratores, semeadeiras, colheitadeiras e adubadeiras (e/ou distribuidoras de calcário), o Brasil já conta com mais de 2 milhões de máquinas.
De fato, sem a mecanização do campo seria impossível suprir a demanda atual mundial de alimentos e outros produtos oriundos do agro. Porém, se por um lado a mecanização traz eficiência e produtividade, por outro, ela pode ser também fonte de gastos.
A operação inadequada das máquinas pode trazer custos adicionais e desnecessários para o produtor. A mão de obra que opera as máquinas continua sendo uma mão de obra, por vezes, desqualificada e com baixo grau de instrução. Sendo assim, as máquinas, muitas vezes são operadas de maneira inadequada e ineficiente, e o que era para gerar ganhos, pode acabar resultando em prejuízos para o produtor.
Portanto, as máquinas e implementos agrícolas devem ser pontos importantes de atenção na fazenda, uma vez que estes ativos não só representam grandes investimentos para o produtor, mas também representam o coração de toda a operação agrícola. A operação ótima das máquinas no campo também pode ser fator decisivo para determinar as margens da operação e a lucratividade do produtor. Ociosidade e mau uso, são alguns dos principais problemas que o produtor encontra com relação ao uso de seu maquinário e que fazem seus custos operacionais aumentarem substancialmente.
Segundo o último senso do IBGE, entre tratores, semeadeiras, colheitadeiras e adubadeiras (e/ou distribuidoras de calcário), o Brasil já conta com mais de 2 milhões de máquinas.
Tendências da agricultura 4.0 para máquinas agrícolas
A fim de otimizar a operação das máquinas no campo, as máquinas agrícolas estão sendo fabricadas com sistema informatizados que captam as informações das máquinas e as correlacionam para gerar dados e análises a fim de melhorar as aplicações e eficiência das máquinas. Existem sistemas que utilizam computadores de bordo, GPS agrícola, sistemas de controle automáticos e telemetria. Muitas são as possibilidades para ajudar o produtor rural. Neste post aqui, listamos os principais sistemas de telemetria e suas diferenças. Vale a pena conferir!
A AgriConnected, visando ajudar o produtor rural com estes problemas, criou um sistema de monitoramento de frota agrícola baseado em geolocalização, IoT e inteligência artificial para otimizar a utilização das máquinas na lavoura. O sistema coleta dados da máquina e da operação e gera análises e insights sobre oportunidades de melhoria na condução das máquinas e na operação agrícola. A plataforma da AgriConnected é também capaz de qualificar a operação e o operador, gerando comparativos que ajudam o produtor em sua tomada de decisão. O sistema proporciona redução de ociosidade, redução no consumo de combustível e redução de manutenções desnecessárias por mau uso dos equipamentos.
Abaixo um vídeo curto de como uma plataforma para de gerenciamento de operação e monitoramento de máquinas pode ajudá-lo a não só economizar dinheiro, como economizar tempo.
É importante tomar cuidado na hora de escolher uma plataforma para monitorar sua frota de máquinas ou para gerenciar suas operações agrícolas. Muitas empresas possuem dispositivos caros e custos escondidos como: implantação, manutenção, visitas de consultores e custos com pacote de dados.
Abaixo, você encontra um breve vídeo mostrando como é fácil a instalação do equipamento da AgriConnected. Em cerca de 5 minutos o próprio produtor faz sua instalação de maneira simples, fácil e rápida. O equipamento também é de baixa manutenção, o que economiza dinheiro e tempo para o produtor rural.
Fontes Utilizadas: Censo Agro 2017 – IBGE https://censoagro2017.ibge.gov.br/templates/censo_agro/resultadosagro/estabelecimentos.html
Características e funcionalidades
Dispositivo Agri-S
Desenvolvido pela AgriConnected e pronto para ser instalado em qualquer máquina
Conta com antena GPS, antena celular e sensores para captar o movimento das máquinas
Funciona com sinal
GPRS
Pacotes de dados com cobertura Internacional incluso
Plataforma
Agriconnected
Trabalhamos para oferecer informações para você tomar as melhores decisões!
Visualização das operações em tempo real
Mapa de calor da qualidade do serviço
Velocidade, tempo e locais de parada
Horas de atividades e de motor ocioso
Eficiência da operação em ha/h
Área trabalhada
Evolução da operação
Relatórios diversos
Envio de alertas por WhatsApp
Características e funcionalidades
Dispositivo Agri-S
Desenvolvido pela AgriConnected e pronto para ser instalado em qualquer máquina
Conta com antena GPS, antena celular e sensores para captar o movimento das máquinas
Funciona com sinal GPRS
Pacotes de dados com cobertura Internacional incluso
Plataforma
Agriconnected
Trabalhamos para oferecer informações para você tomar as melhores decisões!