Como consequência do crescimento da mecanização agrícola houve um aumento considerado na frota de máquinas agrícolas no Brasil. Nos últimos 10 anos o crescimento superou os 40%. Hoje, já são mais de 2 milhões de maquinas em todo território brasileiro. É quase impossível pensar em realizar uma atividade no campo sem a presença do maquinário ideal. Por isso, monitorar a sua máquina agrícola significa monitorar toda as suas operações e atividades, consequentemente melhorar o seu planejamento e com isso evitar perdas durante todo o processo.
O benefício do monitoramento são muitos, como:
- Controle da velocidade
- Redução da manutenção
- Dados históricos
- Melhora do planejamento
- Redução do desperdício de insumos agrícolas
- Redução de pragas
- Aumento da produtividade
Além de todos estes benefícios o monitoramento em tempo real permite que o produtor tome decisões muito mais rápidas baseados em informações precisas disponibilizados por um sistema de monitoramento. As ações corretivas realizadas fazem com que a produtividade da lavoura aumente e evita retrabalho. Como por exemplo em uma operação de pulverização: A velocidade é algo muito importante na atividade de pulverização, caso o maquinário passe rápido demais, aumenta a chance de aparições de pragas, caso passe mais devagar há um maior desperdício de defensivo, consequentemente um aumento no custo da operação.
Com o passar do tempo é possível ver um maior engajamento dos operadores e tratoristas na realização do trabalho. Com uma ferramenta de gestão de operação é possível aprender com os erros e melhorar seu serviço a cada dia.
Quer saber como melhorar a sua operação agrícola e como monitorar suas máquinas? Então, leia o seguinte post: 7 pontos para uma gestão e um monitoramento de operação agrícola de sucesso ou leia o artigo: 4 Práticas infalíveis para melhorar sua produtividade no campo