Ganho de produtividade através do uso de tecnologia, será que é possível?

Ganho de produtividade através do uso de tecnologia, será que é possível?

Todos os dias somo bombardeados por ferramentas que prometem ganhos de produtividade, mas será que todas cumprem as promessas? No meio agrícola é muito difícil medir ganhos de produtividade de um determinado produto ou serviço, pois existem muitas variáveis que interferem na produtividade da safra. Todas as etapas da lavoura precisam ser feitas com excelência para que se atinja a máxima produtividade. A correção do solo necessita se feita com excelência, assim como o plantio, o trato e a colheita, se falharmos em alguma atividade o seu ganho de produtividade será afetado. Além disso, temos outros fatores como a escolha da semente, defensivo e fertilizante. Se acertamos em tudo ainda temos fatores climáticos que não controlamos que interferem diretamente.

Mas como é possível o ganho de produtividade?

Ao invés de ir para teoria, vou mostrar na prática como o uso de tecnologia consegue garantir que a operação seja feita com excelência e garantir a produtividade estimada.

Fazenda São Caetano

A história de sucesso se passa na Fazenda São Caetano (FSC) é uma propriedade que produz leite, café e milho, localizada na cidade de Tambaú, São Paulo. Uma fazenda bem aberta a uso de tecnologia e a testar novas soluções do mercado.

Lá, foram instalados dispositivos em 8 máquinas, incluindo uma pá carregadeira e uma retroescavadeira. Os resultados apresentados a seguir foram constatados após o primeiro mês de uso. Os planejamentos e acompanhamentos das atividades no campo foram feitos com o auxílio da plataforma da AgriConnected.

Acima mostramos um mapa de calor de uma operação de pulverização no cafezal. A área vermelha representa o trabalho mal executado e a área azul o trabalho bem executado. A correção da atividade (passagem da área vermelha para área azul) foi feita após o administrador ser alertado pela plataforma, evitando que toda a operação seja feita da maneira incorreta.

Na área vermelha é possível ver o crescimento de mata e ervas daninhas e na região azul a área totalmente limpa. As fotos foram tiradas 15 dias após a execução da operação.

O trator utilizado na pulverização é o mostrado acima. Na AgriConnected nós queremos levar tecnologia aos pequenos e médios produtores, que não possuem condição de adquirir grandes equipamentos com diversos sensores, por isso criamos um dispositivo que funciona em qualquer máquina.

Quer saber como melhorar a sua operação agrícola e como monitorar suas máquinas? Então, leia o seguinte post: 7 pontos para uma gestão e um monitoramento de operação agrícola de sucesso, veja também: Entrevista com CEO e Cofundador da AgriConnected, Boris Rotter

Gostou do texto?

Deixe uma resposta

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: