Solução que vai além do rastreamento
Rastreador agrícola, rastreabilidade e rastreamento para o aumento da eficiência no campo.

Solução que vai além do rastreamento

A rastreabilidade tem como objetivo não só saber onde o produto ou bem se encontra, mas também conhecer por quais locais passou. A rastreabilidade é muito usada na cadeia logística sendo também usada para controle de qualidade do produto certificando sua procedência.

No agronegócio a rastreabilidade tem duas vertentes: 1) de produto e 2) máquinas.
1) A garantia da rastreabilidade do produto seja café, carne ou milho garante a sua qualidade. Com isso sabemos também se foram cumpridas todas práticas agrícolas corretas e que causem menos impacto à saúde dos consumidores.
2) A rastreabilidade de máquinas agrícolas é o primeiro passo para uma digitalização e monitoramento das atividades realizadas no campo. Com ela sabemos a localização da máquina e por onde passou.

A rastreabilidade é o primeiro passo para montar um sistema de monitoramento e começar a gerenciar a frota de máquinas e qualidade das atividades realizadas por elas no campo. A eficiência na utilização das máquinas começa colocando inteligência nos dados coletados e leva ao ganho de produtividade e a uma diminuição dos custos operacionais, principalmente na manutenção e combustível.

Os dados de rastreabilidade podem mostrar todo o trajeto realizado pela máquina e horas rodadas, coletando outros dados como velocidade, horas paradas, atividades começamos a acrescentar mais variáveis a análise. Com o uso de inteligência podemos correlacionar a qualidade do trabalho com estes dados e gerar mapas de calor mostrando onde estes trabalhos não foram bem realizados. Adicionalmente, podemos gerar alertas em tempo real para correção dos erros nas atividades no momento que elas ocorrem.

“No momento que damos início a uma coleta de dados, começamos a ter um acesso a um mundo de informações que mudará o nosso modo de pensar e gerenciar.

Trajeto maquina agrícola

Trajeto realizado em uma operação de adubação

Com o trajeto e dados de telemetria das máquinas, como tratores e colhedoras, podemos começar a analisar o comportamento do operador (tratorista) e prover treinamento adequado para que sua atividade seja realizada da maneira mais eficiente.

 No momento que damos início a uma coleta de dados, começamos a ter um acesso a um mundo de informações que mudará o nosso modo de pensar e gerenciar. Conseguiremos ser muito mais produtivos, produziremos muito mais com muito menos recursos. A rastreabilidade pode ser a porta de entrada para esta mudança.

 

Dispositivo e Antena - AgriS - Agriconnected

Exemplo de rastreador agrícola. O Agri-S da AgriConnected é antena + controlador (drive) em um único dispositivo.

Quer saber como melhorar a sua operação agrícola e como monitorar suas máquinas? Então, leia o seguinte post: 7 pontos para uma gestão e um monitoramento de operação agrícola de sucesso

Gostou do texto?

Leave a Reply

Close Menu
%d bloggers like this: